Odontopar ABC - Clínica Odontológica | Dentista | Cirurgião | São Bernardo do Campo | Santo André | São Caetano
carregando odontopar

Prótese Dental

Dr(a) Juliana Santos da Costa França

Experiência: 21 anos
Área de atuação: Prótese Dental
CRO/SP: 114039

Dr Márcio Parpinel

Experiência: 25 anos
Área de atuação: Prótese Dental
CRO/SP: 49075

Dr (a) Danielle Saadeh Silva

Experiência: 15 anos
Área de atuação: Prótese Dental
CRO/SP: 82663

Telefone: (11) 4109-8122
Acompanhe-nos:

O que é uma prótese dentária?

Próteses são aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes que podem ser fixas ou retiradas e recolocadas na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora não sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás.

Existem dois tipos principais de próteses: totais (dentaduras) ou parciais, que podem ser fixas ou removíveis. Seu dentista irá ajudá-lo a escolher o tipo de prótese mais apropriado, dependendo do número de dentes a ser substituídos e o custo do tratamento.

Como funcionam as próteses?

No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apóia sobre sua gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada em formato de “U”, a fim de permitir espaço livre para acomodar sua língua.

As próteses são feitas sob medida em parceria entre o dentista e o técnico em prótese dental, a partir de moldes tirados de sua boca. Seu dentista irá determinar qual dos três tipos de próteses (Prótese Total Convencional (dentadura), Prótese Total Imediata ou Prótese Parcial Removível) é o melhor para você.

Prótese Total Convencional (dentadura)

A prótese total convencional é colocada em sua boca depois que os dentes remanescentes foram extraídos e os tecidos cicatrizarem. A cicatrização pode demorar vários meses, período que exigirá um reembasamento da prótese que será instalada, de forma a diminuir as cargas que incidirão sobre o tecido. As etapas de confecção da prótese devem ser aprovadas por você paciente e pelo seu dentista, desde a cor, formato e tamanho dos dentes que serão utilizados. É interessante apresentar ao seu dentista fotos que mostrem como eram seus dentes para que ele tenha um parâmetro na confecção deste aparelho. Não é recomendável que paciente durma todos os dias com este aparelho, já que a salivação durante a noite é reduzida e isso pode favorecer o aparecimento de fungos e bactérias, neste período a prótese pode ser colocada em um recipiente com água. A higienização das próteses deve ser feita pós-refeições.

Prótese Total Imediata

A prótese total imediata é instalada imediatamente após a extração dos dentes remanescentes. (Seu dentista tira as medidas e faz as moldagens de seus ossos maxilares durante uma consulta). Embora as próteses imediatas ofereçam a vantagem de você não ficar sem os seus dentes, elas precisam ser reajustadas nos meses subseqüentes após a sua instalação. A razão para isto é que o osso no qual os dentes estavam inseridos sofre uma mudança após a cicatrização, fazendo com que a prótese fique sem estabilidade.

Prótese Parcial Removível

A prótese parcial removível consiste em uma estrutura metálica que se apóia nos dentes naturais e rebordo (osso e tecido). Algumas vezes, são colocadas coroas sobre alguns dos dentes naturais e que servem como apoios para a prótese. Essas próteses devem estar bem ajustadas em todos os tecidos e não deve causar lesões em sua boca. Próteses parciais removíveis oferecem uma alternativa móvel para as pontes e é possível conseguir boa estética e função e com essa modalidade protética

Fonte: Colgate.com.br