Odontopar ABC - Clínica Odontológica | Dentista | Cirurgião | São Bernardo do Campo | Santo André | São Caetano
carregando odontopar

Entenda as principais causas de mau halito e veja dicas para evitar

Odontopar News


Entenda as principais causas de mau halito e veja dicas para evitar

O mau hálito é um problema muito desagradável e, na maioria das vezes, quem tem não sabe que tem. Como explicou a dentista Ana Paula Uzun no Bem Estar, isso acontece porque as células olfativas ficam "acostumadas" com o mau cheiro e acabam não sentindo mais.

O dentista Sidney Kina mostrou, no entanto, que existem testes caseiros para identificar o problema - um deles é feito colocando uma haste flexível no fim da língua, quase perto da garganta, para avaliar o odor; o outro é feito lambendo o punho também também para sentir o cheiro da saliva.

De acordo com o dentista, entre as principais causas de mau hálito, estão a má higiene bucal, boca seca, cárie, doenças, como diabetes, problemas estomacais e sangramentos na gengiva, por exemplo.

Se a causa for sangramento gengival, é bom ficar atento porque esse sangue pode indicar alguns problemas, como gengivite, tártaro ou periodontite, por exemplo - por isso, se isso acontecer, é fundamental procurar um dentista. Os especialistas explicam que, de maneira geral, ter uma boa higiene bucal, inclusive da língua, e procurar um dentista regularmente são medidas que ajudam a evitar não só o mau hálito, mas diversos outros problemas.

Além disso, há alguns cuidados que também podem ajudar, como usar um creme dental específico, usar uma saliva artificial em caso de boca muito seca, beber bastante água e evitar bebida alcoólica e cigarro. Em relação à dieta, existem também alguns alimentos que podem piorar ou causar mau hálito, como alho, cebola, leite e derivados e condimentos fortes; por outro lado, existem outros que são bons na prevenção, como maçã, cereais e cenoura, por exemplo.

Fonte: Bem Estar - Globo